sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ode à minha gata


Há uns meses, nunca pensei dizer que estou apaixonada. Nunca gostei muito de gatos, preferia os cães, embora nunca tenha tido nenhum. Os meus pais sempre foram contra a ideia de manter num apartamento, ainda que não muito pequeno, um animal de quatro patas, que precisava de correr e de brincar, para se desenvolver convenientemente. Mas gatos, não. Nunca. Sempre achei que fossem bichos traiçoeiros, que não interagiam com os donos, donos supremos de uma independência maior que o tamanho deles.

Mas isso era dantes, quando ainda não conhecia a Bruma. Apaixonei-me pelo seu olhar doce, mas triste, que adivinhava uma vida difícil para o seu meio quilo de peso. Abandonada pela mãe, livrou-se de uma morte certa, quando foi descoberta por uma pessoa maravilhosa que tenho a sorte de ter por amiga, que conheci, quando resolvi adoptá-la. Estava doente, mas foi tratada convenientemente. Lembro-me da tarde em que fui a casa da R. conhecer o meu bebé. Arrastei o J. que tinha uma posição ambivalente (também nunca achara muita piada a gatos) e ficámos rendidos. Duas semanas depois, estava já a correr e a saltar no nosso tímido T1 e posso afiançar, estava feliz.
A Bruminha é uma gata que conquista toda a gente, até os meus pais, que sempre foram contra. Brinca com tudo e com todos, morde como quem dá beijinhos, faz sprints fantásticos, que envergonhariam qualquer altleta olímpico e à noite, dorme aos meus pés, ou nas pernas, ou na barriga. Mas dorme sempre comigo. Tem uma personalidade forte, fica amuada se não tem atenção e verdade, verdadinha, só lhe falta falar. Já me lambeu as lágrimas para me consolar e já tentou proteger-me de algum pesadelo.
E vê-la crescer? Todos os dias é um novo dia, cheio de aprendizagem, sempre capaz de nos surpreender, de nos colocar um sorriso na cara. Já me partiu coisas que eu adorava - que raiva! - e hoje em dia, sei que não posso ter tudo aquilo que gostaria à mão, porque muito provavelmente será roído. Deixou a árvore de Natal ao chão várias vezes, mas a irritação passou-me. Tenho despesas ao fim do mês que não tinha - a comida é da melhor que há - e vejo-me agora a passear nos corredores dos animais, no supermercado, à procura de um brinquedo para ela.
Ir ao veterinário é um suplício para mim e tenho a certeza de que me dói muito mais, do que a ela. Recentemente esteve com o cio, mas vai ser esterilizada.

Agora que escrevo este post, vejo-a a dormir no sofá, aninhada entre a manta e uma almofada. Ouço-a a respirar e sorrio. Estou sozinha em casa e não poderia ter melhor companhia.
Hoje percebo todas as minhas amigas, a quem um dia apelidei para comigo de fanáticas. É um facto. Estou apaixonada pela minha gata.

5 comentários:

  1. Bem vinda ao grupo das fanáticas. Ou melhor bem vinda ao grupo daquelas cujos gatos fazem gato sapato.

    O meu Sebastião manda cá em casa. E eu assumo isso !!!

    :)bj

    deixei msg lá no outro blogue.

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre gostei mais de gatos...
    E deixa-me dizer-te... A tua Bruma é lindaaa!!!
    Jà viste o meu Gui? É persa, então é uma bolinha de pêlo :) Não é gordo, simplesmente tem muitoooo pêlo :) Lololol
    Já coloquei um vídeo dele. E muito em breve irei colocar outro... depois vês ;)

    Já és a 3 pessoa que conheço que inicialmente gostava mais de cães e depois ficou completamente fã de gatos ;)

    Bjinhos

    P.S. Os gatos têm outro extra maravilhoso: o pêlo deles não cheira mal... em compensação o dos cães... pois...
    Não quero dizer com isto que não gosto de cães, pelo contrário. Simplesmente, gosto mais de gatos por inúmeras razões, algumas das quais já mencionaste no teu post.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Para ficares com uma ideia do meu menino :)
    http://ascronicasdehannah.blogspot.com/2008/10/chantagem-emocional.html

    ResponderEliminar
  4. É linda!
    Bem-vinda ao clube das escravas de gatos... :)

    ResponderEliminar
  5. É linda!
    Bem-vinda ao clube das escravas de gatos!... :)

    ResponderEliminar