segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

do meu fim-de-semana...


...ficou uma açorda de marisco maravilhosa, mas que foi o suficiente para me deixar horas e horas a rebolar na cama, sem sono. Isto ontem.

No sábado fui ao jantar de anos de um amigo. Um jantar óptimo, com boa companhia e boa comida. E enternece-me ver dois putos de 27 anos a cozinhar caril de gambas e frango de cerveja à moda das nossas avós. Enternece-me mais ainda ao levar o garfo à boca, constatar que o repasto estava tão bom que nem eu faria melhor. E comove-me também reparar que os meus amigos prepararam, inclusivamente, entradas, para o pessoal não morrer de fome antes de provar o manjar. Talvez esteja a ser preconceituosa, até porque há sempre aquela velha máxima de os melhores Chefs serem homens. Mas convenhamos, eu não estou habituada a isto! O meu pai nunca fez mais do que puxar a cadeira e sentar-se à mesa e a única comida que provei, vinda dele, veio do restaurante. E o J. é quase a mesma coisa, com a excepção de saber cozinhar pratos básicos, o suficiente para não morrer de fome. Enfim... Resta-me a certeza de que os tempos andam mesmo a mudar, e a cozinha já não é lugar estranho para o sexo masculino.

Ontem, fomos jantar à tasca aqui ao pé de casa, porque o J. que até é do Sporting, preferia ver o Benfica e o Porto (ou Porto e Benfica, para ser mais correcta). E matei os meus desejos de açorda de marisco. E diverti-me a ver os apoiantes benfiquistas. E ri-me com a ansiedade deles. E deitei um olhinho à televisão pequenina do fundo, e vi o golinho pequenino do meu Sporting. E a seguir o outro. E ouvi pérolas destas: "O Sporting levou mais um! Isto é quase tão bom como se tivesse sido o Benfica a marcar!". E vi um rapaz, no alto dos seus 30 anos, insultar os cabelos brancos de um de 60, para defender o Yebda naquela falta polémica, que afinal não foi falta e ele até tinha razão.

O futebol tira as pessoas do sério. Torna-as em autênticos animais. Leva-as às sensações mais primitivas. Mas é bom ver que ainda assim, há quem ainda tenha alguma noção de respeito. No meio daquela confusão toda (foi falta o caraças, assim é que se vê como é que o Porto ganha campeonatos de há 30 anos para cá, como é que este gajo compromete o resultado assim, parece que é estúpido, que anda a brincar aos futebóis), o de 30 anos que insultava o de 60, teve tempo para lhe dizer: "se não fosse por essa menina atrás de ti, eu dizia-te como era!". Não respeitou a idade dele, mas respeitou a minha condição de género. Por esta é que eu não esperava.

A caminho de casa, observo o ar circunspecto do J. "Deixa lá, amor, o Sporting perdeu mas ainda há mais jogos para jogar.", "O Benfica merecia ganhar, aqueles #$%&%$# do Porto..."

E eu que ainda há bocado disse que o J. gostava mais do Sporting do que mim... Isto de trabalhar na Benfica TV anda a dar-lhe a volta ao miolo. Qualquer dia, chega-me a casa com uma cheerleader do Benfica...

Mas a açorda é que estava mesmo boa.

Sem comentários:

Enviar um comentário