quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Mais Invejada!

Confesso que, quando há um mês tive conhecimento desta iniciativa, fui assaltada por uma certa estranheza. E nem vou discorrer sobre a certeza científica que o sexo feminino traz nos genes uma certa propensão para a inveja. A inveja é coisa feia, meus senhores, e tenho muito orgulho por não ser invejosa. Sempre fiquei feliz com o sucesso daqueles que me eram mais próximos, ainda que, comparativamente, esse sucesso fosse sobejamente maior que o meu. Nunca senti inveja de uma amiga por ter tido melhor nota a Filosofia, do que eu, mas sei, senti que o contrário, já aconteceu, e não foi agradável. Também nunca senti inveja por haver namorados melhores que o meu, mas para mim, o meu namorado é o melhor do mundo. No entanto, já houve quem me invejasse por simplesmente ter uma pessoa ao meu lado há já tantos anos, que me ama, e é profundamente correspondida.
Por todos estes motivos, A Mais Invejada causou-me, no mínimo, desconforto. Mas talvez o problema aqui foi a escolha da palavra. Preferia que fosse A Mais Admirada Por Aquilo Que É, Por Aquilo Que Faz E Pela Marca Que Deixa A Cada Passo. Sim, uma nomeação demasiadamente grande, mas no fundo, A Mais Invejada acaba por ser isso tudo e mais alguma coisa ainda.
Já sairam as nomeadas. Sete mulheres invejadas por milhões. Haverá com toda a certeza muitas outras mais. Talvez até estejam ao nosso lado, talvez andem connosco em transportes públicos, talvez até nem sejam tão bonitas como as oficiais. Mas são estas sete e aceitam-se.
Admiro a Catarina Furtado. Imenso. É das mulheres mais bonitas do nosso país, mesmo sem maquilhagem. É inteligente até ao tutano. É altruísta. É empresária e empreendedora. É um grande exemplo de mulher. Não a invejo, mas admiro-a. Admiro também a Simone. Mais ainda, respeito-a por ser a Senhora que é. Por ter vencido uma doença terrível com uma coragem de leão, mas que minou o envelpe que guarda o conteúdo que é. Por ter dado voz a tantas mulheres que lutam para matar o cancro e que nem sempre foram bem sucedidas. Admiro a Pipoca. Leio-a de vez em quando e gosto. E admiro-a por estar nomeada, porque no fundo representa todas as mulheres normais. Que de tão normais, têm defeitos, choram e riem, são inseguras mas reerguem-se a cada tombo no chão.
Das outras não falo, porque embora possam ser invejadas (quem não terá um bocadinho de inveja do corpinho da Cláudia Vieira?), na minha opinião não estão no meu patamar pessoal de objecto de admiração. Gostaria de poder votar nas três acima. E qualquer uma delas poderá ganhar, que eu fico feliz. A dificuldade está na escolha.

5 comentários:

  1. Perfect! Adorei este post! Subscrevo na íntegra!

    Um beijinho

    *

    ResponderEliminar
  2. Ando longe das actualidades....

    Também não sou invejosa!!! Quero mais é que todos andem bem e felizes :)

    bjcaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  3. Amigas minhas não acreditam quando digo que nunca senti inveja... Como tu fico feliz quando as pessoas que me são próximas são felizes e têm sorte na vida :)
    Vê-las felizes, deixa-me feliz :)

    Não entendo esse sentimento, mas sei que é mau, pois já foi vitima de inveja e as coisas que as pessoas fazem quando "sofrem" desse mal... acho que até deve dar em doença...
    Enfim...

    Minha linda, andas desaparecida...
    Fico a aguardar mais posts teus (que tanto gosto de ler) :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Já começamos a sentir muitassss saudades...
    Então linda?

    Está tudo bem?

    Bjinhos

    ResponderEliminar